quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009





História de 8 de março dia internacional da Mulher .

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Pórem, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março passaria a se o "Dia internacional da mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fabrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, atráves de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (organização das nações Unidas).
Por isso tudo, viva a mulher, não somente no dia 8 de março (dia da mulher), não somente no segundo domingo do mês de maio (dia das mães), não somente no dia das avós (que é mãe e mulher duas vezes), Mas sim, viva a mulher, todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos, porque a "mulher" é sempre "mulher" todo o tempo.


Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de
trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Bibliografia:

http://www.mundodastribos.com/como-surgiu-o-dia-internacional-da-mulher-historia.html


Minha opinião :


Bom Na minha opinião o dia internacional da mulher é um dia de solidariedade internacional, é relembrar a força e a organização da mulher ,digas-mos assim "histórico" pois é o dia que celebra feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher, pois desde de toda história sempre existiu preconceito com as mulheres. E por isso Devemos nos conscientiza para que a lei seja efetivamente cumprida, nos empenhando durante todos os dias do ano. Somente assim poderemos alcançar novos avanços a cada Dia Internacional da Mulher.

4 comentários: