quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009


A origem do carnaval ?

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades.



Da onde veio a palavra carnaval ?


A palavra Carnaval vem do italiano carne e vale.
Pensa-se que a palavra Carnaval vem da expressão latina Carrum Novalis, com que os Romanos abriam as suas celebrações, ou de carnem levare, que significa abstinência de carne e coincide com o facto do Carnaval ser a última festa do início da Quaresma. A origem desta festividade remonta a tempos distantes, ligando-se aos rituais do final do Inverno que serviam para estimular a fecundidade da Natureza e provocar o regresso do Sol. É também possível encontrar semelhanças com certas festas romanas dedicadas aos divertimentos populares que se celebravam nesta estação.


Porque se comemora o carnaval ?


O carnaval é uma festa popular, que além do Brasil outros países europeus também comemoram. Nas diversas cidades brasileiras o carnaval ocorre geralmente no mês de fevereiro, iniciando-se no sábado e terminando na quarta-feira de cinzas. É uma festa que exalta o desabafo popular, o humor das multidões que cantam suas dores e alegrias. Antigamente era feito por blocos nas ruas e mais tarde passou a ser festejado também em clubes para pessoas de classe econômica mais abastada.


Minha opinião


Contudo pode-se concluir que o carnaval não é só uma festa que as pessoas
se vestem diferente . Por traz disso a uma grande histórai uma cultura .
Ao tentar compreender o seu significado podemos aprender muito sobre nós próprios e sobre os outros. O Carnaval, ao contrário do que possamos pensar, é muito mais do que uma altura do ano em que reinam as palhaçadas e brincadeiras. O Carnaval constitui uma forma de expressão em constante evolução, que nos liga ao nosso passado e mostra muito sobre a forma como cada cultura interage com o ambiente que a rodeia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está ótimo mas eu quero um texto enxuto e com referências de bibliografia e não esqueça de escrever um texto de comentário ou seja sua opinião sobre o assunto.
    Inté

    ResponderExcluir