terça-feira, 18 de agosto de 2009



O que é Peste Negra ?


Peste negra é a designação por que ficou conhecida, durante a Idade Média, a peste bubónica ou bubônica, pandemia que assolou a Europa durante o sécul XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas, sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões, um terço da população da época.
A
doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos ou outros roedores. Os surtos de peste bubónica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endémica, como no sopé dos Himalaias e na região dos Grandes Lagos Africanos. As restantes populações de roedores infectados hoje existentes terão sido apenas contaminadas em períodos históricos.




Quais eram os sintomas da Peste Negra ?

Após no máximo sete dias, em 90% dos casos surge febre alta, mal estar e os bubos, que são protuberâncias azuladas na pele. São na verdade apenas gânglios linfáticos hemorrágicos e inchados devido à infecção. A cor azul-esverdeada advém da degeneração da hemglobina. O surgimento dos bubos corresponde a uma taxa média de sobrevivência que pode ser tão baixa como 25% se não for tratada. As bactérias invadem então a corrente sanguínea, onde se multiplicam causando peste septicémica.


De que forma se dava o contágio da Doença ?

A peste Bubónica é uma doença primariamente de roedores: (ratos, ratazanas, coelhos, marmotas, esquilos). Espalha-se entre eles por contacto directo ou pelas pulgas, e é-lhes frequentemente fatal.Outra forma de infecção é por inalação de gotas de líquido de espirros ou tosse de indivíduo doente.


Se fosse hoje, como chamraia está doença ?

Laptospirose Negra


Bibliografia :











Nenhum comentário:

Postar um comentário