segunda-feira, 8 de junho de 2009




Qual a Diferença entre Democracia Antiga e a Democracia Moderna :



Segunda grande diferença entre a democracia antiga e a democracia moderna é que as jovens repúblicas representativas, Estados Unidos e França, proclamam uma declaração de direitos. Por isso, a democracia atual não consiste só em eleições. Ela também inclui todo um rol de direitos humanos, bem variados.
Democracia e Direitos Humanos: primeiros direitos humanos, entre o século XVII e o XVIII, foram civis, isto é, associados a um cidadão que seria, também, proprietário.
É o direito de ir e vir, o de manter a propriedade, o de só pagar impostos votados, o de assinar contratos, o de não viver atemorizado por um governo caprichoso e arbitrário. Depois, entre o século XVIII e o XIX, crescem os direitos políticos.
Os homens deixam de ser súditos , isto é, subordinados ao que um rei manda, e passam a ser realmente cidadãos, isto é, sujeitos que decidem o que a cidade o Estado vai fazer.
Aqui estão o direito de voto, de expressão do pensamento, de organização política.Mais tarde, desde o século XIX, aparecem os direitos sociais.
Mas, quando se trata, por exemplo, do meio ambiente, de certa forma todos os seres, e até os não humanos, são beneficiados.
Na Democracia Moderna nem o Poder do Povo pode eliminar esse núcleo de direitos. Os Direitos Humanos antecedem o próprio poder de Estado, isto é, que são superiores à própria política.
É por isso que se fala em declaração de direitos: uma assembléia como a da ONU, em 1948, autora da Declaração Universal pode declarar que tais direitos existem, mas não pode criá-los, nem suprimi-los, porque eles são mais importantes do que ela própria.
É como se eles fossem "naturais", palavra que vem do verbo "nascer" e que indica que, enquanto seres humanos, nascemos com eles.
A democracia ressurgiu há pouco mais de 200 anos.
Mas demorou para se instalar como um regime respeitado. Em termos mundiais, a palavra democracia só se tornou positiva a partir da II Guerra Mundial (1939-1945), na luta contra o Facismo e o Nazismo.
Desde então, quase ninguém se atreve a ser contra a democracia.


Democracia (Antiguidade) :



Na obra do filósofo ateniense Aristóteles, a democracia é definida como um governo constituído por homens livres. Dessa forma, o povo só era reconhecido em pessoas do sexo masculino que não fossem escravizados ou pertencentes a uma outra cultura. Atualmente, conforme visto na frase de Lincoln, a democracia enxerga que homens e mulheres têm o mesmo direito de participação e que nenhum tipo de diferença cultural ou religiosa impõe limites de participação política.


Democracia (Na era Moderna):



A Democracia nos dias de hoje não pode viver apenas do voto das pessoas, ela precisa de viver da dinâmica da progressiva conquista, por mais e melhores direitos para todos, e alimentar-se, diariamente, da participação cívica, da proximidade entre eleitos e eleitores e do grau de cultura dos seus cidadãos.


Conclusão:



Por sua vez, internamente, a democracia, eleitoraleira sem conteúdo e substância que implique uma procura constante de melhores condições de vida para os cidadãos que implique uma maior dignidade, não é mais do que uma democracia formal mas sem qualquer substância ou conteúdo.


Opinião:


A Democracia precisa, ainda, do oxigénio da solidariedade pois o individualismo neoliberal e a ganância especulativa são, na verdade, os seus principais inimigos. As democracias não se podem isolar mas também não podem servir de estratégias de exploração e de neocolonização dos fortes sobres os fracos para onde viajarão os subprodutos dispensados pelo fastio do consumo dos produtos dos primeiros.



Bibliografia:












Um comentário: